Olimpíada de Língua Portuguesa

Categoria II – Memórias

Aluna: Léia Gomes Pereira

Eu me lembro bem quando cheguei aqui. Na época Maracanaú era uma cidade bem mais tranqüila e fazia parte da comarca de Maranguape. A cidade era simples e pequena, com poucas casas, uma distante da outra, pelas estradas de terra quase sempre desertas, nós só víamos meninos brincando com a bola de meia e de pega-pega.

Quando chovia a alegria era grande, o cheiro da areia molhada contagiava todo mundo e a maioria corria para a rua para tomar o velho banho de chuva e depois todas estavam doentes. Como não tínhamos hospitais, minha mãe nos dava chá, chá disso, chá daquilo, tomávamos tanto chá que no outro dia já estávamos bons para correr na rua de novo. Eu não estudei porque a escola que tinha aqui era muito distante de onde eu morava, é tanto que hoje eu não sei fazer o meu próprio nome e nem sei ler o que me escrevem.

Minha mãe teve oito filhos, dois deles morreram e então eu fiquei sendo a mais velha, eu cuidava de três irmãos e duas irmãs enquanto minha mãe trabalhava em cima de uma velha máquina de cabeça preta, fazendo roupas, remendos, etc.

Não tenho certeza, pois pouco me lembro daquela época, mas o movimento de emancipação começou por volta de 1953, com os tenentes Mário de Paula Lima e Raimundo de Paula Lima que acabou não dando certo. Mas quando foi em 1962 o padre José Holanda do Vale fez mais uma tentativa de emancipação e deu certo, mas não durou muito tempo. Foi quando o vice-prefeito de Maranguape Almir Dutra tentou mais uma vez emancipar Maracanaú. Quando me lembro que Maracanaú uma simples cidade passou por tanta coisa, eu chego a ficar boba.

E finalmente em 1983 Maracanaú foi emancipado e no ano seguinte ocorreu a primeira eleição municipal. ” Quando eu fui votar nossa! eu fiquei muito nervosa, não sabia nem por onde começar” e então o povo escolheu para nos representar, Almir Dutra. Seus projetos eram muitos, embora não tenha tido tempo suficiente para concluí-los, pois foi assassinado em 1987.

Por volta de 1987 quando Júlio César Costa LIma assumiu a prefeitura trazendo para essa cidade vários projetos escolares, hospitalares, industriais e etc, as coisas só melhoraram e a partir daí Maracanaú só progrediu, atualmente a administração da cidade está sobre o comando de Roberto Pessoa.

Às vezes fico a recordar daquele tempo, como as coisas eram difíceis, hoje eu agradeço a Deus e a Nossa Senhora por ter me dado forças para viver as dificuldades da vida e ver os meus filhos e netos todos reunidos como família.

Deixe uma resposta

